segunda-feira, 22 de abril de 2013

Usuário de drogas é encontrado morto com tiros na cabeça em Felipe Camarão

Reportagem e foto de Sérgio Costa


O corpo de um homem, identificado como Washington Lira do Nascimento, de 29 anos, mais conhecido como Bocó, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (22) no pé de um morro, na rua da Fé, no Bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal. Ele apresentava características de execução, tendo tiros na cabeça. De acordo com familiares, a vítima era usuária de drogas.

Inclusive, os peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia que foram recolher o corpo informaram que a vítima segurava uma marica (cachimbo artesanal usado para o consumo de crack). O padrasto de Washington, o senhor Genival da Silva, esteve no local onde o cadáver foi encontrado.

Ele confirmou que o enteado era viciado em drogas e relatou ainda que ele já tinha cumprido pena pelo crime de furto, há alguns anos. Ele disse ainda acreditar que o homem foi morto por acerto de contas.

O tenente Isaac, oficial do 9º Batalhão da Polícia Militar, relatou que o assassinato pode ter sido cometido ainda na noite deste domingo (21), tendo em vista que o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública foi avisado de disparos na região.

Sargento da PM sofre mais de dez facadas no bairro de Mãe Luíza em Natal

A esquerda o Sargento Aristelo ao telefone, e a direita o acusado. (FOTO: Portal BO)

No fim da tarde deste domingo, um sargento da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, identificado como Aristelo da Silva, lotado no 1º BPM em Natal, diz ter sido vítima de um atentado.

Segundo informações repassadas pela própria vítima, ele estava na casa de um amigo, que fica na Rua São Pedro, no Bairro de Mãe Luíza, quando por volta das 17h00 um homem identificado como Luiz Antônio e armado com duas facas invadiu a residência e tentou matá-lo. Houve luta corporal e o Sargento Aristelo foi atingido por mais de 10 facadas.

Após isto, o agressor fugiu com destino ignorado, mais foi capturado pouco tempo depois por policiais militares que faziam patrulhamento na região e foi conduzido à Delegacia de Plantão da Zona Sul. Para o delegado, o acusado desmentiu a versão contada pelo sargento. Ele alega que trafegava de bicicleta, quando sem querer bateu no carro do amigo do sargento que estava parado em frente a casa onde ocorreu o crime, após a colisão, o sargento foi tomar satisfação com ele e o teria agredido, foi nessa hora que disse ter puxado a faca na intensão de se defender.

"Puxei a faca pra me defender e não morrer á toa, pois vi que ele estava armado, mais não lembro de ter esfaqueado ele". Disse o acusado. Mesmo assim, Luiz Antônio foi autuado em flagrante delito por tentativa de homicídio.

O Sargento foi socorrido ao hospital e passa bem.

Bandidos explodem caixa eletrônico do Bradesco de Vera Cruz


Uma ação criminosa um tanto ousada, deixou amedrontada a população da pequena e pacata Vera Cruz, cidadezinha do interior do RN distante à 50 Km de Natal, capital do estado.

Testemunhas contaram à polícia que cerca de seis homens fortemente armados invadiram a cidade por volta das 02h30 da madrugada do último sábado (20). Os integrantes do bando estavam em uma caminhonete tipo Fiat Strada e em duas motos.

O grupo se dirigiu até a agência do Banco Bradesco, que fica no centro da cidade, e lá usaram explosivos para arrombar os caixas eletrônicos. A explosão foi tão forte, que a agência e uma loja vizinha ficaram totalmente destruídas. Após a ação criminosa, os bandidos ainda circularam pelas ruas da cidade efetuando vários disparos contra muros de residências, que segundo a polícia foi forma de intimidação.

As investigações agora ficarão por conta do DEICOR - Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado, e da DEFUR - Delegacia Especializada em Furtos e Roubos da Polícia Civil do RN.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Mais um policial militar é executado em Natal

A última matéria que publicamos aqui no blog, noticiava que só esta semana, três policiais foram vítimas de atentado a bala aqui em Natal. Só ontem a noite foram dois.

Agora a tarde, mais um policial militar foi assassinado a tiros. Trata-se de João Maria da Silva, conhecido na corporação como M. Silva, e trabalhava na polícia havia 20 anos. M. Silva, atualmente era lotado no Presídio Estadual de Parnamirim.

Segundo informações, o CIOSP recebeu uma denúncia anônima de populares, dando conta que um corpo havia sido encontrado numa comunidade conhecida como Lenigrado, no bairro do Planalto. De acordo com o Tenente Eduardo, do 9º BPM, quando os policiais chegaram ao local indicado, perceberam que se tratava de um colega de farda.

Segundo os colegas e familiares da vítima que estiveram no local, o comportamento do policial era exemplar e não havia nada que desabonasse a idoneidade de sua conduta.

Segundo os peritos, foram encontrados seis marcas de perfuração de tiros de arma de fogo no corpo do PM, dois foram na nuca. O cadáver foi conduzido ao ITEP e o crime agora deverá ser investigado pela 11ª DP.

Em menos de uma semana, três policiais militares são vítimas de atentado em Natal

A onda da violência contra policiais tem aumentado a cada dia na capital Potiguar. Em menos de uma semana, três policiais militares de folga sofreram atentados violentos.

Primeira vítima

O primeiro, aconteceu na madrugada da última segunda-feira, a vítima, que preferiu não se identificar, faz parte de um dos grupos especializados da PM.

Ele conta que estava parado nas proximidades da av. 8 no bairro Bom Pastor, na zona oeste, quando dois indivíduos passaram em um carro tipo Honda Civic de cor preta e se identificaram como policiais, seguiram adiante e mais na frente retornaram já atirando. O policial reagiu e houve uma intensa troca de tiros. Um dos bandidos ficou gravemente ferido e o outro conseguiu fugir. O criminoso baleado, foi capturado pela polícia e identificado com Cláudio, já tinha várias passagens pela polícia por roubo de carro e tinha mandado de prisão em aberto. Felizmente, o policial não ficou ferido.

Os outros dois casos aconteceram ontem a noite em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana. As vítimas foram dois soldados identificados como Fernando, de Rio do Fogo, e Moisés, que trabalha na ROCAM. Segundo informações preliminares, apesar dos dois crimes terem modos operantes semelhantes, a polícia acredita que não haja relação entre si.

Segunda vítima

De acordo com soldado Fernando, ele estava em uma padaria, quando por volta das 22h00, dois indivíduos chegaram em uma motocicleta tipo Pop de cor preta e placas não identificadas e efetuaram vários disparos em sua direção. Segundo conta, ele conseguiu se esconder atrás de um carro e felizmente não foi atingido. Fernando diz que não tem suspeita de quem possa ter cometido o crime.

Terceira vítima

Já a segunda vítima da noite, o soldado Moisés, conta que estava chegando em casa, quando foi surpreendido por criminosos que chegaram armados e atirando cotra ele. O policial reagiu, mas foi atingido pelas costas. Ele foi socorrido e passa bem. Moisés, atribuiu a autoria do crime a represália de traficantes da região, haja vista, o mesmo efetuou a prisão de uma grande quantidade de drogas há poucos dias.

Em entrevista coletiva, o Comandante Geral da PM do RN, Coronel Francisco Araújo, disse que nenhum dos policiais que foram vítimas de atentado esta semana, têm envolvimento com crimes, antes, todos tem um  bom comportamento, uma reputação ilibada e são excelentes policiais. Disse ainda que o serviço reservado da PM em conjunto com a Polícia Civil, estão investigando os crimes e que vão identificar e prender os responsáveis.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Morte de jovem universitário assassinado por PM's no último sábado em Mossoró, vai feder...

A morte do jovem José Fernandes Castelo, de 19 anos, estudante de engenharia civil e natural de Tauá no Ceará, está dando no que falar. O jovem foi morto na noite do último sábado em Mossoró no RN, por policiais militares em serviço. Segundo os policiais envolvidos na ocorrência, o jovem furou uma barreira policial desobedecendo a ordem de parada e depois atropelou três pessoas. Com isso, os policiais atiraram várias vezes contra o veículo. José Fernandes morreu na hora.

O corpo do jovem foi sepultado na manhã de hoje em sua cidade natal, Tauá à 344 Km de Fortaleza. No velório, estiveram presentes autoridades de auto escalão do governo Cearense que são parentes da vítima, como o vice-governador do Ceará, o presidente Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Ceará e um Major da PM.

Segundo o delegado que é primo da vítima, eles estão em contato constante com a Polícia Civil do RN e com o Comandante Geral da PM. O coronel Araújo lamenta o fato e disse que já instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias e já afastou os policiais envolvidos na ação.

Confira abaixo, a matéria na íntegra publicada hoje pela manhã no Jornal Diário do Nordeste.

Enterrado o corpo de jovem cearense fuzilado por PM's do Rio Grande do Norte

O corpo do estudante de Engenharia Civil José Fernandes Castelo, 19, natural de Tauá (344Km de Fortaleza) foi sepultado, na manhã de ontem, no Cemitério Parque da Paz. O rapaz foi morto, a tiro, na noite de sábado passado, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, após ´furar´ uma blitz montada por policiais militares.

Muitos parentes e amigos estiveram presentes ao sepultamento, entre elas o vice-governador do Ceará, Domingo Filho, que é conterrâneo do universitário. Para ele, houve excesso por parte dos militares do Rio Grande do Norte. "Uma ação desastrosa inominável", disse.

O delegado Milton Castelo Filho, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Ceará (Sindepol), primo da vítima, disse que a família constituirá um advogado para acompanhar as investigações, principalmente porque, tecnicamente, não tem como a Polícia Civil do Ceará intervir.

Ainda na noite de sábado, Milton Castelo manteve contato com o delegado Teixeira Júnior, que estava de plantão na Delegacia de Mossoró, e recebeu as primeiras informações sobre o caso. "Foi uma ação desastrosa da PM. Houve despreparo", afirmou o presidente do Sindepol. "Nada justifica uma execução como a que ocorreu", completou.

O major PM Ducildo Bezerra, também parente do universitário, manteve contato com o coronel Nunes, corregedor da PM do Rio Grande do Norte, para se inteirar sobre o que ocorreu. O comandante geral da PM potiguar determinou que fosse instaurado o inquérito policial militar e o imediato afastamento das funções de seis PMs.

Segurança Pública em CRISE: Policiais civis do RN paralisam suas atividades


Depois da crise do sistema penitenciário e do ITEP, chegou a vez da Polícia Civil mais uma vez paralizar suas atividades para reivindicar soluções para um problema que há muito, já assola a categoria: A custódia de presos feita por policiais civis em delegacias.

Quem lidera o movimento é o SINPOL, que é o sindicato da categoria, e decidiram paralisar suas atividades durante todo o dia desta terça-feira (16). Segundo a diretoria do sindicato, o movimento é uma advertência ao governo do estado, e alegam que caso as reivindicações não sejam atendidas, a categoria entrará em greve por tempo indeterminado.

Os policiais civis reivindicam o aumento do efetivo, que é de apenas 1.500 homens aproximadamente, e principalmente a retirada dos presos das delegacias, um problema que teoricamente já havia sido resolvido, mais voltou a assombrar a categoria depois do sistema penitenciário ter entrado em crise e os presídios não mais poderem receber os detentos, devido a uma ordem judicial que interditou a maior parte dos presídios do estado. Com isso, os flagranteados não tem para onde ir e acabam ficando custodiados nas delegacias.

Segundo Dejair Oliveira, diretor do SINPOL, a situação é ainda mais crítica em cidades do interior do estado, como Macau, onde os presos estão amarrados de correntes. Cidades como Mossoró, Caicó, Nova Cruz e Santa Cruz, as celas já estão super lotadas e não tem condições de abrigar mais presos.

Presos algemados no corredor na delegacia de Nova Cruz. (FOTO: Delegado Normando Feitosa)





















Os policiais reclamam da falta de estrutura para custodiar os presos, segundo eles faltam água e alimentação para os detentos, como isso as delegacias tornaram-se verdadeiros estopins, prestes a explodir a qualquer momento, além do que, os policiais estão deixando de cumprirem com seu papel, que é de investigar crimes, para custodiar os presos.

O SINPOL alerta a população que a paralisação vai até as 20h00 desta terça-feira, e que 30% do efetivo está de plantão para atender serviços básicos oferecidos à sociedade, como registro de BO's e denúncias.

domingo, 14 de abril de 2013

Motorista embriagado capota carro na BR 304 em Macaíba. Um adolescente de 17 anos morreu na hora

Na madrugada deste domingo (14) mais uma demonstração de que a mistura de excesso de álcool e direção não combinam, terminou com um adolescente morto e um motorista preso. O comerciante, que não teve o nome revelado, estava embriagado quando causou um acidente na altura do Km 300 na BR 304 em Macaíba, na região metropolitana de Natal. Segundo a PRF, o teste do bafômetro acusou que o nível de álcool no sangue do motorista era de 0.53, quando o permitido é 0.05.

Local do acidente. O carro subiu no meio fio e capotou várias vezes. (FOTO: G1 RN)














De acordo com a polícia, o motorista dirigia um gol preto, e no banco do carona vinha seu amigo, identificado como Maurílio da Silva Xavier, de 17 anos. Os dois vinham de uma festa e estavam voltando pra casa, quando o motorista perdeu o controle do veículo e capotou. Maurílio, que segundo os peritos do ITEP vinha dormindo no banco do passageiro, morreu na hora. Ainda de acordo com a polícia, os dois vinham sem sinto de segurança.

O motorista foi conduzido à Delegacia de Plantão da Zona Sul em Natal, onde foi autuado em flagrante por embriaguez ao volante e por homicídio doloso. Segundo o delegado de Plantão, Dr Pedro Falcão, o motorista disse que não lembra como tudo aconteceu, apenas afirmou que os dois voltavam de uma festa e que tinham bebido durante a noite.

De acordo com o delegado, após pagar a fiança de R$ 2 mil, o motorista será solto e poderá aguardar o julgamento do processo em liberdade.

sábado, 13 de abril de 2013

Motorista perde o controle e carro capota na ponte Newton Navarro em Natal/RN


Na manhã deste sábado (13) um veículo tipo celta capotou na Ponte Newton Navarro, que liga as zonas Sul e Norte de Natal. O trânsito ficou lento nos dois sentidos da pista.

De acordo com policiais da Polícia Rodoviária Estadual, o motorista do Celta perdeu o controle do carro ao tentar desviar de outro veículo que estava parado em cima da ponte. No momento do acidente, outro carro que vinha logo em seguida, um Fiat Uno, bateu no Celta já capotado.

O SAMU esteve no local, mas ninguém ficou ferido.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Alex Padang e Júnior Grafith agora são alvos do Ministério Público do RN

A esquerda, o empresário Alex Padang , e a direita, o empresário e vereador de Natal Junior Grafith

















Na manhã desta terça-feira o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN), deflagrou uma operação denominada Máscara Negra, que tem por finalidade investigar gestores públicos e empresários do ramo de promoção de eventos sobre suposto esquema de desvio de dinheiro público na contratação de bandas, trios elétricos, estrutura de palco, som e luz para festas de carnaval em Macau e Guamaré.

Um dos investigados é Júnior Grafith, vereador de Natal e empresário da Banda Grafith, que nos últimos anos tem sido uma das principais atrações do carnaval de Macau. Outro investigado bastante conhecido é o empresário Alex Padang, dono das bandas Cavaleiros do Forró e Forró da Pegação e diretor do América Futebol Clube de Natal. Além desses, estão sendo investigadas as empresas Designer Brasil,  Rafa Produções e KN Produções.

Um prefeito e um ex-prefeito também estão entre os principais alvos do Ministério Público, são eles: Flavio Veras, atual chefe do executivo de Macau e Emílson de Borba Cunha, ex-prefeito de Guamaré, que inclusive tem mandado de prisão em aberto e ainda não foi localizado pela polícia. De acordo com a promotora Patrícia Martins, responsável pelo caso, o MP estima que o esquema tenha desviado somente no carnaval do ano passado, cerca de R$ 3 milhões, e nos dois últimos anos acredita-se que foi desviado por volta de R$ 13 milhões dos cofres públicos.

O MP expediu 53 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão temporária. Também foi determinada a suspensão do exercício da função de oito servidores públicos que também são acusados de colaborar com esquema, além da suspensão parcial do exercício da atividade econômica de quatro empresários e suas respectivas empresas.

De acordo com o Ministério Público, a operação é realizada simultaneamente em várias cidades brasileiras. No RN, os mandados da Máscara Negra estão sendo cumpridos em Natal, Macau, Guamaré, Parelhas e Caraúbas.


A Operação Máscara Negra contou com o apoio de 200 policiais militares e foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e faz parte de uma operação nacional contra a corrupção deflagrada na manhã de hoje em 12 outros estados brasileiros, por meio do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), em parceria com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civis e Militares, Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas de Rondônia, Receita Federal, Receitas Estaduais.

A assessoria de imprensa dos empresários e políticos investigados pelo MP, disseram em nota que lamentam as acusações, e que estão preparados para prestar quaisquer esclarecimentos e que vão colaborar com as investigações.

NOTA DO BLOG: O complicado é que Guamaré, uma das cidades envolvidas no suposto esquema, desde o ano passado que declara estado de calamidade pública devido a seca, e o então prefeito alegava que não tinha dinheiro para se quer mandar água pros sítios para evitar que o gado morresse de sede, sendo que no ano passado a prefeitura gastou em um único show de Zezé de Camargo e Luciano, cerca de R$ 600 mil, fora o que deve ter desviado. Pois é, dinheiro pro que realmente interessa num tem não, mais dinheiro pra gastar em carnaval e ainda superfaturar contratos tem né?

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Estudantes da rede estadual fazem caminhada pela paz em Felipe Camarão


Estudantes e professores da rede estadual de ensino e membros da sociedade civil organizada, fizeram na tarde desta sexta-feira (5) uma caminhada pela paz nas ruas do bairro de Felipe Camarão, na zona oeste da capital potiguar. A caminhada foi marcada pela presença de autoridades e políticos locais, dentre eles o deputado federal Fernando Mineiro do PT/RN.

O protesto foi motivado principalmente pela onda de violência que vem acontecendo nos últimos dias no bairro. Homicídios e arrombamentos, tornaram-se comum no dia a dia dos moradores. Estudantes, escoteiros e desbravadores desfilavam ao som de taróis, hasteavam bandeiras e levavam cartazes pedindo paz e mais segurança para a comunidade.

A passeata teve início às 16h00 e findou por volta das 17h30 em frente a Escola Estadual Veríssimo de Melo. Clique no link para ver as fotos do evento.

Policial militar do RN é suspeito de matar duas pessoas após discussão sobre política


O soldado da Polícia Militar Odionelson Pereira está sendo procurado, desde o início da tarde desta quinta-feira (4), após ser apontado como autor de um duplo assassinato, na cidade de Taboleiro Grande, distante 379 km de Natal. Ainda não se sabe realmente o que teria motivado o crime, mas populares contaram que seria uma discussão por causa da política.

Testemunhas contaram aos policiais da cidade que o soldado Odionelson Pereira estaria discutindo com as duas vítimas, identificadas com Damacicleide de Medeiros Bessa, de 37 anos, e Lima Neto de Bessa, de 24 anos. Os dois são primos e, inclusive, moravam vizinhos ao policial militar.

Durante a discussão, o clima ficou tenso e o soldado acabou sacando a arma e atirando contra as vítimas. Um dos homens morreu no local e o outro foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Logo em seguida, o policial militar fugiu com destino ignorado.

Várias equipes da região já foram acionadas para tentar localizar e prender o soldado Odionelson Pereira, que é lotado no próprio Destacamento de Taboleiro Grande.

Soldado da Polícia Militar do RN é preso por estelionato acusado de enganar os próprios colegas

Um soldado da PM do Rio Grande do Norte, com mais de 10 anos de carreira, foi preso na noite desta quarta-feira (3), em Natal, suspeito de aplicar golpes nos próprios colegas de corporação, segundo informou a própria Polícia Militar. “Pelo menos 50 policiais militares e 2 policiais civis foram vítimas dele”, confirmou o major Manoel Kennedy, comandante do 4º Batalhão, onde o policial é lotado. Ao ser detido, foram apreendidos R$ 9 mil em poder do suspeito.

Segundo o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo Silva, o policial teria dito aos colegas que agenciaria carros apreendidos e que seriam refinanciados. “Ele recebeu dinheiro das vítimas para comprar carros que seriam leiloados”, explicou o Coronel Araújo.

Ainda de acordo com o major Kennedy, outras pessoas também estão envolvidas no suposto golpe. “Eles diziam que as entradas e mensalidades seriam bem razoáveis. Teve gente que pagou R$ 3 mil. Outros pagaram até R$ 25 mil, dependendo do modelo do carro. Eles entregavam esses valores para o soldado”, acrescentou.

Esta quarta-feira foi o dia marcado para que os carros chegassem aos seus pagadores. No entanto, sem receber os veículos nem informações, os policiais desconfiaram do esquema. “Eles começaram a fazer diligências e foram até uma casa no bairro Redinha Nova, onde estavam as pessoas suspeitas. No entanto, ao chegar no local, os policiais não encontraram ninguém. Como os outros sumiram, sobrou para o policial”, revelou o major.

“Se comprovado o crime, o policial suspeito pode ser expulso da corporação”, afirmou o major.

O policial, que possui mais de dez anos de farda, foi autuado na Delegacia de Plantão da Zona Norte e depois conduzido ao 4º BPM, onde ficará detido.

GREVE À VISTA: Policiais civis do RN paralisam suas atividades próximo dia 16


Os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram que vão paralisar suas atividades no próximo dia 16 de abril. A decisão foi tomada, em assembleia geral da categoria, no auditório do Sinpol/RN. A medida acontece principalmente em virtude do retorno de presos para as delegacias, situação considerada inaceitável, visto que a custódia deve ser feita pelo sistema prisional, ou seja, por agentes penitenciários.

De acordo com a categoria, a situação se tornou insustentável com as recentes decisões judiciais de interdições de cadeias públicas e presídios, notadamente nos municípios de Caicó, Goianinha, Mossoró e Macau. Os policiais civis, que há pouco tempo conseguiram acabar com os presos em delegacias na Grande Natal, informam que não vão admitir o retrocesso vindo do interior. O desvio de função é considerado ilegal no Brasil, com várias decisões judiciais, que apontam que policial civil não deve custodiar presos de justiça, situação que atrapalha o papel que possuem: de investigar e solucionar crimes.

A paralisação, inclusive, está sendo chamada de "O dia do resgate da Polícia Civil" e também acontece por outras razões. Os policiais farão greve na busca pela convocação dos 306 policiais concursados, que aguardam desde 2010 a nomeação, uma vez que o Governo do Estado apenas está fazendo substituições com as vacâncias por aposentadorias ou falecimentos, e lutam ainda pelo curso de formação de 290 suplentes aprovados.

A assembleia também apreciou o fechamento da pauta 2013, a ser encaminhada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, e ao Governo do Estado. Dentre os pontos aprovados por unanimidade estão: alterações pontuais no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos e na LC 270, além de luta pela carreira única na Polícia Civil, que irá propor alteração legal e inovadora no formato da carreira policial, posto que o atual modelo encontra-se falido e há muito não atende aos anseios da sociedade.

Dentre os demais pontos, estão: adicional noturno para plantonistas, auxílio-saúde para todos os policiais civis, carga horária ininterrupta de 6 horas diárias, funcionamento das delegacias distritais durante 24 horas por dia (condicionada à nomeação de novos policiais e em quantidade necessária para desenvolvimento das atividades), autonomia da comunicação (retirada da equipe de policiais civis do Comando da PM), e melhorias das condições de trabalho (armamento adequado, colete, algemas e munições; além da modernização, aparelhamento e informatização das unidades policiais).

terça-feira, 2 de abril de 2013

Invadir computador alheio agora dá cadeia: Já está em vigor a nova Lei que prevê crimes virtuais

Entrou em vigor nesta terça-feira (2), a Lei que altera o Código Penal que define como crime o roubo de imagens, documentos e informações confidenciais de computadores, tablets e smartphones, com conexão ou não à internet.

A Lei, que ficou conhecida como Lei Carolina Dieckmann, ganhou repercussão desde que a atriz teve fotos pessoais roubadas de seu computador e que foram usadas como objeto de extorsão. A partir de agora,  ações como essas passam a ser consideradas crime, com pena de três meses a três anos e quatro meses de prisão e multa.

São considerados fatores agravantes do crime, o roubo de informação que causa prejuízo econômico,  o roubo de conteúdos de e-mails ou controlar computadores através de acesso remoto, além de roubar informações sigilosas e divulgar ou comercializar o conteúdo roubado em "dispositivo informático".

De acordo com o texto da Lei, o crime ocorre quando o usuário (dono do dispositivo), não autoriza o uso do aparelho por terceiros ou quando o criminoso torna a máquina vulnerável, e aqueles que obtiverem informações de "comunicações eletrônicas privadas, segredos industriais ou comerciais e informações sigilosas", através de invasões.

Cometer esses crimes contra autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo ou Executivo, a pena aumenta de um a dois terços, assim como se houver divulgação, transmissão ou comercialização do conteúdo roubado.

Não só a atriz brasileira Carolina Dieckmann teve problemas com a divulgação de imagens íntimas após invasão de aparelhos. A atriz americana Scarlett Johansson também teve seu computador invadido e Christopher Chaney, 35 anos que assumiu a invasão da conta dela e de outras celebridades, foi condenado a pagar US$ 76 mil às vítimas, além de dez anos de prisão.

Roubos de dados de cartão

Também passa a vigorar a partir desta terça-feira (2), a lei que iguala o roubo de dados de cartões de crédito ao crime de falsificação de documentos particulares. A lei 84/99 passa a punir, com reclusão de um a cinco anos de prisão, ou a pagar multa, aqueles que clonarem cartões ou obtiverem esses dados pessoais. 

O texto também estabelece punição para quem fornecer informações relacionadas à estratégia militar para o inimigo por meios eletrônicos.

Agricultor é preso ao tentar renovar um registro de arma de fogo na sede PF

Na manhã desta terça-feira (2), a Polícia Federal prendeu um homem que se dizia agricultor e que não teve seu nome revelado.

A prisão aconteceu na sede da superintendência da PF de Natal no bairro de Lagoa Nova. Segundo os agentes da Polícia Federal que efetuaram a prisão, o homem esteve na sede do órgão há alguns dias atrás, tentando renovar o registro de um revólver calibre 38 que segundo ele, é usado para fazer a segurança de uma propriedade sua.

Ao analisar a documentação deixada por ele, os policiais federais descobriram que havia um mandado de prisão em aberto expedido pela 1ª Vara Criminal de Catolé do Rocha/PB, e hoje ao ir buscar o novo registro, os policiais deram voz de prisão, e ele permanece custodiado na carceragem da PF e deverá ser transferido a um CDP até amanhã.

O homem é acusado de homicídio e diz não ter conhecimento sobre o mandado de prisão e nega ter cometido qualquer crime.

Mototaxista é assassinado ao reagir a assalto em Parnamirim

FOTO: Sérgio Costa



















Na noite desta segunda-feira (1), um mototaxista foi assassinado a tiros após reagir a um assalto em Parnamirim, na região metropolitana de Natal.

Segundo informações, o mototaxista identificado como Francisco Vilela, de 43 anos, estava parado na Rua Senador Dinarte Mariz, no bairro Vale do Sol, quando por volta das 20h00 um homem ainda não identificado se aproximou dele e anunciou o assalto. Neste momento, Francisco tentou reagir e foi baleado duas vezes e morreu na hora, antes da chegada do socorro médico. Em seguida, o bandido roubou a moto de outro motoqueiro que passava pelo local e fugiu com destino ignorado.

A Polícia Militar realizou diligências nas imediações de onde ocorreu o crime e conseguiu localizar a moto roubada, que estava abandonada, mas o assaltante não foi encontrado. O crime agora deverá ser investigado pela 2ª DP de Parnamirim.