terça-feira, 16 de abril de 2013

Segurança Pública em CRISE: Policiais civis do RN paralisam suas atividades


Depois da crise do sistema penitenciário e do ITEP, chegou a vez da Polícia Civil mais uma vez paralizar suas atividades para reivindicar soluções para um problema que há muito, já assola a categoria: A custódia de presos feita por policiais civis em delegacias.

Quem lidera o movimento é o SINPOL, que é o sindicato da categoria, e decidiram paralisar suas atividades durante todo o dia desta terça-feira (16). Segundo a diretoria do sindicato, o movimento é uma advertência ao governo do estado, e alegam que caso as reivindicações não sejam atendidas, a categoria entrará em greve por tempo indeterminado.

Os policiais civis reivindicam o aumento do efetivo, que é de apenas 1.500 homens aproximadamente, e principalmente a retirada dos presos das delegacias, um problema que teoricamente já havia sido resolvido, mais voltou a assombrar a categoria depois do sistema penitenciário ter entrado em crise e os presídios não mais poderem receber os detentos, devido a uma ordem judicial que interditou a maior parte dos presídios do estado. Com isso, os flagranteados não tem para onde ir e acabam ficando custodiados nas delegacias.

Segundo Dejair Oliveira, diretor do SINPOL, a situação é ainda mais crítica em cidades do interior do estado, como Macau, onde os presos estão amarrados de correntes. Cidades como Mossoró, Caicó, Nova Cruz e Santa Cruz, as celas já estão super lotadas e não tem condições de abrigar mais presos.

Presos algemados no corredor na delegacia de Nova Cruz. (FOTO: Delegado Normando Feitosa)





















Os policiais reclamam da falta de estrutura para custodiar os presos, segundo eles faltam água e alimentação para os detentos, como isso as delegacias tornaram-se verdadeiros estopins, prestes a explodir a qualquer momento, além do que, os policiais estão deixando de cumprirem com seu papel, que é de investigar crimes, para custodiar os presos.

O SINPOL alerta a população que a paralisação vai até as 20h00 desta terça-feira, e que 30% do efetivo está de plantão para atender serviços básicos oferecidos à sociedade, como registro de BO's e denúncias.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir