sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Brasil, o país dos feriados.

12 de outubro, mais um feriado nacional. O estado registrou no mesmo período do ano passado um aumento de 87,9% na arrecadação de tributos, já a Junta Comercial do RN - JUCERN, registrou um aumento 109,8% nas vendas, fora as estatísticas do mercado informal, que ninguém faz nem idéia. Também pudera, um feriado assim pra aquecer o mercado varejista a fim de compensar os prejuízos dos outros feriados. Podemos citar por exemplo os péssimos resultados no último feriado desse mês qui no RN, dos Mártires de Cunhau e Uruaçu. É um feriado que até então não move absolutamente nada no mercado local, a não ser os vendedores ambulantes de sanduíches e bebeidas nos locais da programação pastoral.

O estado registrou um prejuízo de R$ 23 Milhões pelo fato do comércio ser fechado no dia. Então pergunto: A população está disposta a pagar esse preço?

Se voltarmos à História, veremos que os feriados foram criados pelos gregos, idealizados pela igreja católica com a única intenção de fazer com que as pessoas se presentiassem para marcar a data, aquecendo assim economia local através do mercado varejista. Mas na verdade os únicos feriados que vejo mover a economia são: Carnaval, São João, Dia das Crianças e Natal, o resto é tudo conversa fiada. Mas pelo que parece o Brasil entrou tanto no clima dos feriados que tudo é motivo de feriado, imagine que já querem decretar pela morte de Hebe dia nacional do selinho, sendo assim o que irão decretar no dia em que Bruna Sufistinha morrer?


Nenhum comentário:

Postar um comentário