quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CAOS na saúde pública: Dessa vez a baixaria foi no Sandra Celeste.

25 de outubro, 08:30h da manhã, tudo parecia transcorrer na mais perfeita ordem no Pronto Socorro Infantil Sandra Celeste em Natal RN. Mães na fila aguardando atendimento para suas crianças, atendimento este que estava programado à ser iniciado pontualmente às 09:00h pela Drª Tânia. Deu nove, deu dez, de onze e nada da tão esperada Drª Tânia.

Meu amigo... o povo foi começando a se inflamar, igualzinho a uma caixa de maribondo quando é incomodada, pense num sufoco pro pobre do atendente.


_ “Cadê a rapari*.*.* dessa médica que num chegaaaaaa?
_ Homi pegue aí a bucet*.*.. desse telefone e ligue aí pra essa égua!!!
_ E aí? Ela vem ou num vem? Temos o que fazer, num somos vagabundos igual a vocês não seu corno!” 

Foi mais ou menos isso que os revoltos e impacientes pacientes da Drª Tânia profanaram a respeito da pobre médica que não chegava. Eu só sei é que estava lá e registrei tudo. Depois disso a situação foi ficando cada vez mais insustentável até o coitado do atendente se estressar também e chutar o pau da barraca e ir embora bufando de raiva (com a médica e com os pacientes).

É meu amigo! Aí eu não sei a quem atribuir a culpa numa hora dessas, eu não sei se a culpa é da prefeitura, através da secretaria de saúde, que pela má gestão pública não fiscaliza seus servidores e estes por sua vez se sentem a vontade pra deitar e rolar e trabalhar quando quiser, eu não sei se a culpa é da médica, que esqueceu de seu juramento e com sua falta de ética e compromisso acaba por dá diariamente esta clara demonstração de incompetência, ou simplesmente a culpa deve ser do povo, que engole as coisas em absoluto silêncio, mesmo que a contra gosto, e ainda escolhe mal seus governantes! E aí? De quem é a culpa?

Um comentário: