terça-feira, 30 de outubro de 2012

Furacão Sandy causa estragos, destruição e mortes na costa leste dos EUA.

Casas de veraneio na costa leste dos EUA.


O mundo inteiro fica alerta e sob angustiosa espera de novas notícias de uma das maiores tempestades da história dos EUA – Estados Unidos da América. O Furacão Sandy, que se formou no Oceano Atlântico há três dias, ganhou força e tamanho, e já causa estragos e destruição em toda a costa leste dos Estados Unidos. Nova York é um dos principais estados afetado pelo fenômeno. Já se sabe que 3 milhões de pessoas no país já estão sem energia elétrica, só em Nova York mais de 500 mil pessoas já deixaram suas casas e mais de 12 estados estão em estado de emergência. Até agora, se tem notícias de 17 mortos. Os estados de Nova York, Maryland, Delaware, New Jersey, Massachusetts, Rhode Island e Connecticut já começam a sofrer com os danos causados pelas fortes chuvas e ventos de até 150 km/h registrados no final da tarde segunda-feira.

A "supertempestade", como vem sendo chamada pelo governo americano, ameaça cerca de 50 milhões de pessoas em uma das regiões mais populosas do país. A Guarda Nacional, acostumada a atuar em casos de emergência como o furacão Katrina, deixou mais de 6 mil homens à disposição de Barack Obama.

As bolsas de valores de Nova York fecharam pela primeira vez desde os atentados de 11 de setembro de 2001 e continuarão sem funcionar na terça-feira. Órgãos públicos também ficaram fechados em Washington, capital administrativa do país.

Em outra região da costa leste dos Estados Unidos também foram registradas enchentes no final da tarde desta segunda-feira (no horário de Brasília). As ruas do balneário de Chincoteague, que fica em uma ilha no estado de Virginia, estavam completamente alagadas e cerca de 3,5 mil residentes permaneciam isolados.

Em Nova York, a maior cidade na rota do furacão Sandy, o governo autorizou o fechamento de todo o sistema de transporte, escolas, mercados financeiros, pontes e túneis. Muitos trabalhadores decidiram ficar em casa nesta segunda-feira, já que metrôs, ônibus e trens não funcionarão por causa da ameaça de inundação. Aeroportos também foram fechados e moradores de várias regiões foram retirados de suas casas. Em toda a costa leste, quase 7,5 mil vôos foram cancelados.

Torçamos para que nossos irmãos americanos consigam vencer esse fenômeno, e que o governo, esqueça das eleições presidenciais neste momento e conduza seu povo de forma racional pensando no bem comum, colocando os serviços do país a disposição de quem deles precisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário