segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

RECEITA PRÁTICA PARA A CEIA: Como fazer o velho e bom frango assado de forma perfeita

Hoje, um dia especial para muitos, em vez de publicar notícias policiais, escândalos de políticos corruptos, catástrofes naturais, desastres urbanos e acidentes de trânsito, resolvemos publicar a receita de preparo do velho e bom frango assado.

Um prato simples e prático, e que, com um toque especial de carinho, e um pouco de criatividade, pode ficar muito saboroso.

Um bom frango, assado da forma correta, (que pode até substituir um Tender, ou até mesmo o tradicional Peru), pode ser a prova de que para um belo jantar, não é necessário temperos requintados, ervas difíceis de se conseguir, e receitas caras e impossíveis de realizar.

Nossa intenção aqui é provar que é possível, com pouco dinheiro, montar uma linda e saborosa ceia. Espero que gostem, deliciem-se, e é CALRO: #comentecomigo. :)


Material necessário:
Há várias maneiras de se preparar um frango para ser assado e ingredientes como temperos e ervas mudam de acordo com cada receita. Porém, alguns itens são básicos e você certamente irá precisar deles, independente da receita. Por isso, tenha sempre a mão:

Uma assadeira ou refratário grande que caiba o frango todo
  • Papel alumínio, se necessário
  • Sal e pimenta-do-reino moída
  • Manteiga ou óleo
  • Barbante de cozinha
  • Tesoura de cozinha

1
Asse o frango com a pele 

Há quem diga que a pele é a parte mais saborosa do frango e há quem acredite que por ser muito gordurosa ela deve ser descartada. Seja qual for a sua opinião, sempre asse o frango com a pele, isso evitará que a carne resseque. Na hora de comer, cada um pode escolher se deseja remover ou não a pele.
2
Salmoura 

Um dos truques para um frango assado saboroso e molhadinho é deixá-lo na salmoura antes de assá-lo. Além disso, a salmoura é a melhor maneira de garantir que o frango tempere por igual. 
Se você não quiser fazer a salmoura, simplesmente lave o frango em água corrente e seque bem com papel toalha.
Para fazer a salmoura:
Dissolva ¼ xícara de sal comum em 2 litros de água, ponha o frango na salmoura e leve à geladeira por no mínimo 1 hora e no máximo 6 horas. Descarte a salmoura, lave o frango em água corrente e seque com papel toalha. 

Dica: Se você quiser que a pele fique bem sequinha e crocante, retorne o frango à geladeira para secar por uma hora ou durante a noite.
3
Temperos 

Um frango assado somente com manteiga, sal e pimenta fica muito saboroso, mas você pode experimentar outras combinações de temperos para sair da rotina.

  • Misture ervas frescas picadas com manteiga e passe embaixo da pele do frango, ou coloque raminhos inteiros de ervas frescas na cavidade do frango junto com uma cebola em quartos e alguns dentes de alho.
  • Você também pode usar frutas cítricas aromáticas como laranja e limão, basta colocar algumas fatias dentro da cavidade do frango.
  • Outra dica é usar uma combinação de temperos secos e ervas aromáticas para dar um sabor diferenciado ao frango assado. Passe os temperos dentro do frango e embaixo da pele, assim você evita que eles queimem e o frango adquire o sabor dos temperos mesmo que você não use a pele depois de assada.
Algumas ideias de temperos diferentes:
• Misture pimenta-chilli em pó, cominho em pó e sálvia picada e você tem um frango com um toque mexicano.
• Para um sabor indiano, misture partes iguais de sementes de coentro em pó, cominho em pó, mais uma pitada de açafrão-da-terra (cúrcuma) e garam masala. 
• Para uma refeição inspirada na culinária tailandesa, experimente socar num pilão gengibre fresco, capim limão fresco, pimenta verde, coentro e suco de limão.
4
Amarre bem o frango 

Você pode assar o frango sem amarrá-lo, mas essa dica evita que as asas queimem demais por ficarem muito expostas, além de ser uma boa ideia nos casos de frangos recheados com farofa. Para amarrar o frango, siga estes passos:

  • Corte um pedaço de barbante de cozinha de aproximadamente 90 centímetros.
  • Com o frango de peito para cima, passe o barbante por debaixo das assas e de dê um nó simples. Repita agora passando o barbante pelas coxas e juntando-as.
  • Dê outro nó simples e siga com o barbante pelas laterais do corpo do frango até a outra extremidade, passando por debaixo das asas.
  • Vire o frango e amarre as pontas do barbante.
Dica econômica:
Você pode fazer dois frangos de uma vez só, economizando gás e tempo. As sobras do frango podem ser usadas em sopas, panquecas, massas e saladas tipo salpicão. A carcaça pode ser utilizada para fazer caldo de frango caseiro. Assar o frango inteiro também sai mais em conta do que comprar as partes separadas como coxas, peitos, e sobrecoxas.
Mais uma receita da bela e experiente Cheff Chris Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário