segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

SECA: 85% dos municípios do RN estão em estado de calamidade


Dinheiro pra ajudar a quem realmente precisa ninguém tem não né? Mas pra gastar com entretenimento, de todo canto aparece!

O pedido de estado de calamidade é aceito pelo governo federal, quando o município ou estado, enfrenta situações fortuitas ou naturais (catástrofes, fenômenos ou qualquer outro motivo de força maior),  e se auto-declara incapaz de resolver com recursos próprios esses problemas. O município que declara estado de calamidade, recebe verbas do governo federal (altíssimas), para poder resolver tais problemas.

Este é o caso de 85% dos municípios do RN, não diferente de tantos outros espalhados pelo Brasil a fora. No entanto, nos chama atenção, o descaso e a discrepância de prefeitos e vereadores, que declaram estado de calamidade, que alegam a SECA  e a ESTIAGEM, como motivo principal da desgraça de tanta gente no nosso estado.

Porém, me intriga o seguinte: Como é que se pode declarar estado de calamidade, que teoricamente quem o declara, é por que não tem recurso suficiente pra se quer, mandar água pro gado nos sítios, e os cofres públicos têm dinheiro pra bancar festas de carnaval na cidade? Tudo bem que festejos como estes atraem turistas e aumento da renda econômica para o povo do município, mas verdade seja dita: Será que há necessidade de se gastar quase 1 milhão de reais só com cachês de bandas musicais pra fazer a "alegria do povo" enquanto tanta gente morre de sede e fome?

Pois é, dinheiro pra mandar um carro pipa à um sítio pra livrar o gado da morte e ajudar uma família a irrigar uma horta de coentro e cebolinha ninguém tem não... Mas pra fazer carnaval e jogar notas ao vento tem né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário