quinta-feira, 7 de março de 2013

Polícia Militar inicia operação metrópole segura em Natal


Com os alarmantes índices de violência publicados essa semana pela Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria Estadual de Segurança Pública do RN, o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Francisco Araújo, resolveu se reunir com a cúpula da PM para traçar metas e planejamento estratégico para combater a criminalidade nos pontos onde a mancha criminal aponta maior presença de delitos. Depois da reunião com os comandantes de batalhões, o Coronel Araújo reuniu a tropa, a fim de detalhar como acontecerá a operação.

"É muito importante esse trabalho da Subcoordenadoria de Estatística, pois através destes dados, podemos desenvolver um planejamento estratégico e ações de repressão a criminosos onde há maior incidência de delitos". Destacou o coronel. Ele ainda ressalta que de acordo com o trabalho desenvolvido pela Subcoordenadoria de Estatística, a região mais violenta do estado é Natal e Região Metropolitana, por isso batizou a intensificação do policiamento de Metrópole Segura, que consiste num aumento de policiais nas ruas e mais abordagens a ônibus, motoqueiros e pedestres que estejam em atitude suspeita.

Questionado de onde viria os policiais adicionais para a operação, o coronel garantiu que as demais áreas não serão afetadas, pois a PM irá contar com policiais de folga e que trabalham em setores administrativos, e que as fiscalizações serão de forma contínua até a copa de 2014, e terão a finalidade de combater principalmente homicídios, latrocínios, assaltos, arrombamentos a residências e tráfico de drogas. Afirma ainda que colocará o serviço reservado da PM a disposição da Polícia Civil, afim de ajudar a investigar e elucidar os crimes que não puderam ser evitados, com isso acredita que haverá uma maior celeridade na conclusão de inquéritos.

A operação Metrópole Segura começa nesta sexta (8), e contará com o apoio de 1.000 policiais a mais do que o normal diariamente nas ruas fazendo o trabalho de patrulhamento ostensivo, com isso o Coronel Araújo acredita que agora a população poderá ter uma maior sensação de segurança e andar mais tranquilos nas ruas. A Polícia Militar solicita o apoio e a compreensão da população, e pede que qualquer crime que alguém veja acontecer, que ligue imediatamente para o 190 e denuncie.

Opinião do Blog: Acho importante o trabalho desenvolvido pelo Coronel, mais ainda acredito que uma andorinha só não faz verão. Não adianta a PM prender, se o sistema penitenciário já está lotado e não se tem mais pra onde levar os presos. Não adianta a PM prender menores infratores (que é quem comete a maior parte dos crimes por aqui), se não existe mais CEDUC. Não adianta a PM tentar reforçar a segurança e pedir pra população denunciar, se o 190 não funciona que preste, sim pois, o prédio está caindo, fios elétricos expostos e infiltrações são apenas alguns dos problemas enfrentados pelos policiais que trabalham lá, sem contar que é quase 10 minutos pro operador conseguir atender uma chamada.

Mais de qualquer forma amigo, do jeito que está, qualquer ajuda é bem vinda. Parabéns coronel, contamos com o senhor. Agora, resta-nos torcer pra que o governo também faça sua parte, investindo mais e pelo menos pagando essas horas extras (DO) para os policiais que irão deixar de estar com suas famílias em seus dias de folga, para trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário