terça-feira, 12 de março de 2013

Servidores do ITEP ameaçam novamente entrar em greve

Foto em frente ao SINPOL, durante a última greve dos servidores do ITEP que durou 30 dias

Como se já não bastasse a crise enfrentada pela Segurança Pública no RN, agora os servidores do ITEP ameaçam entrar em greve a partir da próxima semana.

Não estamos aqui para criticar ou tampouco tirar a razão dos funcionários do ITEP, até porque, acho justas e necessárias as reivindicações da categoria.

Problemas estruturais, faltas de profissionais e número de viaturas insuficientes, são apenas alguns problemas enfrentados hoje pelos servidores. No entanto, o maior motivo de indignação dos funcionários do ITEP hoje, é a demora do governo em aprovar e implantar o estatuto que define o plano de cargos, carreiras e salários dos servidores, que aliás, já deveria ter entrado em vigor há muito tempo.

De acordo com o policial civil Djair Oliveira, diretor do SINPOL - Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública - a categoria não aguenta mais esperar, e que essa semana ainda haverá uma assembléia geral, que definirá o início ou não da greve.

"É triste ver o descaso e o desprezo que este governo está tratando a segurança pública do estado. Índices de criminalidade só aumentam a cada dia, e o governo pouco tem feito para mudar essa situação. Principalmente os servidores do ITEP têm sido esquecidos pelo governo, pois já fizemos várias greves reivindicando essas melhorias e a aprovação deste estatuto, e até agora nada foi feito". São palavras do diretor do SINPOL.

Ainda de acordo com Djair Oliveira, ele enviou hoje ao governo do estado e em caráter de urgência, um ofício informando sobre a greve. O governo respondeu que o estatuto dos servidores do ITEP está encalhado para análise da Consultoria do Estado, e que não depende do governo a celeridade deste projeto.

Mas segundo Djair, ele desmente esta versão do governo. “Na verdade, isso nem compete a Consultoria, pois a função deles é apenas analisar a legalidade do projeto e aprovar ou não. Em seguida, a Secretaria de Administração é que deve avaliar o impacto na folha do Estado e informar à governadora para que ela aprove ou não”. Ou seja, um trâmite muito prático e rápido, desde que haja boa vontade política e a real preocupação com a segurança pública, o que este governo demonstra claramente que não está tendo.

Agora imaginem que se durante a greve do ITEP, os fins de semana sejam como este último, com 19 homicídios registrados. Quero ver o governo ter jogo de cintura pra contornar essa situação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário