quarta-feira, 13 de março de 2013

Presidiário faz prova do ENEM e é selecionado para fazer curso de Direito

O artigo 17 do Código Penal Brasileiro, e a Lei de Execuções Penais, diz que é obrigação do Estado, cuidar e promover assistência educacional ao preso. No entanto, como dificilmente algum apenado se interessa por estudar dentro da prisão, raramente vemos postagens sobre esse assunto.

Acontece que a história foi diferente para Francisco Chagas da Silva, preso do regime fechado no Presídio Estadual de Caicó, condenado a 15 anos e 7 meses de reclusão, por homicídio qualificado.

Francisco resolveu estudar dentro da prisão e lá, concluiu o Ensino Médio em Junho de 2012. Em meados do mês de outubro do mesmo ano, aconteceu nos presídios estaduais a prova do ENEM, para presos que desejassem ingressar em algum curso superior. Francisco fez a prova e obteve um excelente aproveitamento, e com a nota do ENEM, pode concorrer a uma das vagas oferecidas pela Universidade Estadual do RN.

Para surpresa de todos, Francisco foi aceito no curso de Direito da UERN e inclusive já teve sua matrícula efetivada. Agora, quando as aulas forem iniciadas, Francisco poderá sair da prisão (acompanhado pela escolta) para ir até a universidade estudar, ao término das aulas, o preso volta à detenção.

Francisco das Chagas disse que sonha em ser advogado e que é a realização de um sonho poder ingressar na faculdade.

2 comentários:

  1. Vamos espera que ele não seja um advogado corrupto e venha defende seus amigos de cela e sim coloca eles na cadeia para o bem da sociedade...
    Mais mesmo assim parabéns por tenta muda de vida que pena que não tentou antes que fosse prenso que saber ele poderia ser um bom advogado hoje e exercendo sua profissão em liberdade.

    ResponderExcluir
  2. parabens que deus te abençoi e sim defenda a quem precisa por que preso tambem e gente no pais onde os politicos são ladra por que não um ladrão advogado existe varios parabens e acho que todos merece defesa ate por que a justiça não e de poucos e sim de todos

    ResponderExcluir